Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto acolhe formação inédita sobre conservação e restauro de murais públicos
04-06-2018
Durante dois dias, o Porto recebe dois conservadores de murais públicos reconhecidos internacionalmente para uma formação, inédita ao nível nacional, sobre o restauro de arte urbana. Se este tipo de intervenção é recorrente em países como os EUA, com longa tradição em "street art", em Portugal, mais dia menos dia, será necessária.

"Public Murals and Street Art Conservation" é o tema da masterclass que nos próximos dias 14 e 15 traz à cidade Will Shank, conservador de murais norte-americano, a residir em Barcelona, e Maria Chatzidakis, membro da St.A.Co (Street Art Conservators), bem como participantes de Portugal, Itália, Irlanda, Holanda, Roménia, Noruega, EUA e Austrália.

A iniciativa - que decorrerá no Polo das Indústrias Criativas do UPTEC, na Fundação José Rodrigues e pelas ruas do Porto - partiu da empresa portuense 20|21, criada há 10 anos precisamente para dar resposta aos desafios da preservação da arte dos séculos XX e XXI.

No âmbito da ação, será realizada "uma tour pelos murais de diferentes artistas, com visita guiada pelos próprios, e pela Circus Network, o que permitirá debater os vários aspetos das obras, desde a sua execução à conservação, e a efemeridade da arte urbana", é explicado em comunicado à imprensa.

Com esta formação, a organização manifesta a pertinência da conservação e do restauro na agenda da arte urbana em Portugal. É que são cada vez mais as intervenções artísticas no espaço público, o que é positivo, mas chegará o dia em que será preciso restaurá-las do desgaste de uma vida ao ar livre.