Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Porto acolhe a partir de hoje o Congresso Internacional de Cidades Criativas
25-01-2017
Depois de já ter passado por Madrid (2009, 2011 e 2016) e Campinas, Brasil (2013), cabe agora à cidade do Porto acolher, entre hoje e sexta-feira, a quinta edição do Congresso Internacional de Cidades Criativas.

Esta edição, que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), pretende dar continuidade a um debate multidisciplinar e multicultural que, sob este formato, existe desde 2009 e que tem envolvido participantes e assistentes de todo o mundo, apresentando e discutindo perspetivas e soluções inovadoras para os desafios próprios de uma cidade.

O evento dará a conhecer ações inovadoras protagonizadas dentro das pequenas e grandes cidades mundiais por diferentes tipos de agentes (públicos, privados, governamentais, não-governamentais, empresas, universidades, indivíduos ou coletividades).

De acordo com a organização, Cidades Criativas 2017 pretende ser um espaço de apresentação, discussão, partilha de conhecimentos e experiências no âmbito das soluções criativas e inovadoras para o espaço urbano. E é nesse contexto que o Porto se assumirá como o centro deste intercâmbio científico.

Congregando perspetivas científicas, artísticas, filosóficas, políticas ou antropológicas (entre outras), procedentes de vários contextos e culturas, o certame tem como principal objetivo principal a criação de condições ideais para uma indagação transversal, original e profícua do papel da cidade na vida humana.

O V Congresso Internacional de Cidades Criativas é uma organização da Associação Científica ICONO14 (Espanha), em parceria com a Universidad Complutense de Madrid e com a UNICAMP, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" e a Associação Científica ICONO14, tendo o apoio da Câmara do Porto.