Sociedade

Porto acerta relógio para passagem do ano inédita

  • Notícia

    Notícia

O Porto assinala a passagem para o novo ano com uma contagem decrescente inédita na Avenida dos Aliados, a partir das 23,55 horas, através do relógio mais emblemático da cidade.

A passagem do ano na Invicta vai ter muitas surpresas, começando com a contagem decrescente, a que todos terão oportunidade de assistir, através de ecrãs gigantes instalados no edifício da Câmara do Porto, no topo da avenida dos Aliados.

Para assinalar o início da contagem decrescente, o Relógio da Torre da Câmara do Porto foi acertado ao milésimo de segundo para as doze badaladas, para que a festa de passagem do ano seja rigorosamente pontual. 

O mecanismo do relógio da torre dos Paços do Concelho foi acertado pelo relojoeiro oficial da Marcolino. "É importante que seja a mesma empresa que montou estes relógios a fazê-lo, que continua a ter pessoas que sabem trabalhar com eles, que os sabem tratar, que vêm cá com muita regularidade", referiu o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. 

A operação de manutenção extraordinária deste relógio com mais de 60 anos tem como objetivo assegurar a pontualidade ao milésimo de segundo na noite da passagem para 2017.

Para além do presidente da Câmara do Porto, estiveram presentes na iniciativa o proprietário da empresa Marcolino, a relojoaria oficial da autarquia há cerca de 12 anos, Paulo Neves, e o técnico relojoeiro responsável pela manutenção deste relógio, Adérito Fernandes. 

A manutenção desta peça de relojoaria é realizada duas vezes por ano, demora cerca de duas horas e inclui limpeza e lavagem dos metais, lubrificação das peças, afinação de rodas dentadas e revisão de folgas.

"Há muita gente a olhar para o relógio à espera do 1.º segundo do ano", referiu Adérito Fernandes, responsável pela manutenção do relógio, pelo que nada pode falhar na contagem decrescente para o novo ano. 

As doze badaladas serão, desta forma, pontuais, onde se esperam mais de 100 mil pessoas nos Aliados para assistir ao espetáculo. 

Para além do "countdown", aliado a outras surpresas, Rui Moreira relembrou os dois grandes concertos preparados para essa noite, com as bandas Blind Zero e Os Azeitonas.

A Câmara do Porto preparou a cidade como nunca o fez para a grande festa, com transportes especiais STCP, Metro e CP durante toda a noite e madrugada e um acompanhamento e coordenação sem precedentes.

A partir das 23,55 horas na Avenida dos Aliados, faça a contagem decrescente para o novo ano, num espetáculo único e memorável.