Urbanismo

Porto é declarado Cidade Europeia do Ano nos Prémios do Urbanismo 2020

  • Notícia

    Notícia

#mno_gruas_baixa_urbanismo_01.jpg

A cidade do Porto acaba de ser distinguida na cerimónia "The Urbanism Awards 2020" como a melhor Cidade Europeia do Ano. O evento decorreu hoje em Londres.

Estes conceituados prémios são promovidos anualmente pela Academia de Urbanismo britânica e a cerimónia de entrega dos galardões é tida como o ponto mais alto na atividade do grupo, composto por notáveis arquitetos, engenheiros e outros profissionais liberais ligados ao desenvolvimento sustentável das cidades europeias.

Depois de centenas de candidaturas, a cidade do Porto ficou na shortlist dos 15 finalistas, sendo uma das três candidatas selecionadas ao mais cobiçado galardão, o de "Cidade Europeia do Ano", juntamente com Sheffield (Inglaterra) e Utrecht (Holanda). E foi o Porto que acabou por arrecadar o primeiro lugar.

Na página dos finalistas, a organização optou por utilizar uma imagem icónica da Invicta.

A cidade esteve representada na cerimónia pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, que apresentou o exemplo da reabilitação urbana no Porto perante uma plateia constituída por mais de 200 arquitetos de toda a Europa.