Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

PORTanima Junior na Casa das Artes
18-11-2015

No âmbito das comemorações dos 20 anos do programa educativo "Porto de Crianças", a Câmara do Porto promove o "PORTanima Junior 2015" - Festival Nacional de Cinema de Animação para Escolas, que se realiza na Casa das Artes, de 3 a 5 de dezembro.


Integrado no festival, foi organizada a Competição Nacional de Cinema de Animação de Escolas, dirigida aos alunos das escolas do ensino básico do 1º, 2º e 3º ciclos e das escolas do ensino secundário regular, vocacional e profissional.

 

Registaram-se 43 filmes candidatos ao concurso, de todo o país, divididos pelas quatro secções competitivas existentes: 1º ciclo - três filmes; 2º ciclo regular e vocacional - oito filmes; 3º ciclo regular e vocacional - nove filmes; Secundário regular, vocacional e profissional - 23 filmes.

 

O Júri do concurso, dando cumprimento ao artigo 10º dos Termos e Condições da competição, fez a pré-seleção dos filmes para exibição e competição no "PORTanima Junior 2015". São eles:

- 1º ciclo - "O Remédio Marinho";

- 2º ciclo regular e vocacional - "Provérbios todo o Ano"// "A Múmia"// "O Naufrágio" // "5D em Movimento Perpétuo Associativo";

- 3º ciclo regular e vocacional - "Viagem à lua" // "A Tragédia de Mickey" // "A Minhoca Minorca" // "O sapo que queria ser boi" // "O Solo Sustenta a Vida";

- Secundário regular, vocacional e profissional - "Se isto é um homem"// "The HAPPY CREW"// "SALIM"// "MAREAR";

 

Os filmes selecionados para a competição final e os filmes designados pelo júri para exibição em panorama serão projetados durante o Festival, nos dias 3 e 4 de dezembro, na Casa das Artes. Os vencedores serão anunciados no último dia, a 5 de dezembro.

 

O Júri do concurso é constituído por Fernando José Saraiva, especialista em cinema de animação, Paulo d'Alva, personalidade do meio artístico de reconhecido mérito, Beatriz Alão Valente alumni do "Porto de Crianças", Ana Paula Vieira de Nápoles, representante da DGEstE, e Luís Filipe Peixoto, representante da Câmara do Porto.

 

Mais informações em "PORTanima 2015"