Cultura

Porta-Jazz regressa à cidade com um programa de concertos de quintal

  • Notícia

    Notícia

#jq_jazz_no_parque.jpg

João Queirós

A partir desta quarta-feira, dia 8 de julho, a associação de músicos do Porto Porta-Jazz retoma a sua prática de concertos e volta a trazer o jazz para a cidade, desta vez ao ar livre e com reserva. O concerto de arranque estará a cargo do coletivo Damian Cabaud, com o projeto "Aparición".

Após terem visto a sua atividade interrompida devido ao atual contexto de pandemia, a Porta-Jazz retoma agora uma prática semanal, já com 10 anos de existência.

De forma a garantir todas as normas de segurança aconselhadas pela Direção-Geral da Saúde e pela Direção-Geral das Artes durante esta fase, os concertos deixam a sala da associação e passam para o exterior das instalações.

Com um novo palco, batizado de Quintal Porta-Jazz, a partir de dia 8 de julho e até 9 de agosto, a associação vai apresentar um total de oito concertos com artistas portugueses e estrangeiros.

Com início marcado sempre para as 19 horas, ao longo de um mês vão passar pelo palco nomes como: Demian Cabaud, com o projeto "Aparición"; o trio composto pelo guitarrista Nuno Trocado, o contrabaixista Sérgio Tavares e o baterista espanhol Rodrigo Constanzo; o Esmae Jazz Ensemble; ou ainda o Eurico Costa Trio, com o guitarrista do Porto Eurico Costa, Demian Cabaud no contrabaixo e Marcos Cavaleiro na bateria.

Ainda no dia 15 de julho, quarta-feira, o espaço apresenta dois concertos da segunda edição do Festival Robalo, a partir das 21 horas, com os projetos Kiri e Samuel Blaser/Marc Ducret.

Para terminar, nos dois primeiros domingos de agosto, o palco do "quintal" recebe uma extensão do festival Jazz 2020. Numa parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian, a Associação Porta-Jazz e o Jazz ao Centro Clube, este evento, dividido entre Lisboa, Coimbra e Porto, traz à cidade Invicta, no dia 2 de agosto, pelas 19 horas, o quarteto composto pelo saxofonista Ricardo Toscano, o pianista Rodrigo Pinheiro, o violoncelista Miguel Mira e Gabriel Ferrandini na bateria e ainda o André Rosinha Trio, no dia 9 de agosto.

De forma a garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes, a lotação do espaço é limitada e as reservas para assistir a qualquer um dos concertos devem ser feitas aqui.