Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Por que temos de mudar a hora neste fim de semana?
25-10-2019
Este é o fim de semana em que se diz popularmente que "temos mais uma hora para dormir", porque os relógios atrasam uma hora durante a noite de sábado para domingo.

Com efeito, na madrugada deste domingo, 27 de outubro, a Hora Legal muda do regime de verão para o regime de inverno, o que significa que quando forem duas horas da madrugada passa a ser novamente uma hora.

A resposta mais curta para o motivo de termos de atrasar os relógios 60 minutos nesta altura é a de que uma diretiva comunitária de 2000 determina que a mudança aconteça sempre no último domingo de outubro e no último domingo de março. Como, de resto, já previa a legislação nacional datada de 1996.

A resposta mais longa levaria a reflexões de caráter económico, social e de outras áreas, pelo que o melhor mesmo é atender à explicação sintética e de ordem prática do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), que é a instituição incumbida de manter e distribuir a Hora Legal em Portugal. Conforme aponta no seu site, a Hora Legal ou oficial é das infraestruturas mais importantes da sociedade moderna pois toda a documentação transacionada (faturas, certidões, impostos, títulos, registos, bens monetários, etc.) está sujeita a ordenação temporal. Esta ordenação deve usar a Hora Legal portuguesa, pois só assim se estabelecem os momentos e prazos que são reconhecidos na Lei.

A hora legal volta a mudar para o regime de verão na madrugada de 29 de março de 2020.

Saiba muito mais sobre a mudança da hora AQUI.