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Ponte de São João foi inaugurada há 25 anos
23-06-2016

Inaugurada há 25 anos no dia e com o nome do santo popular do Porto, a Ponte São João, projetada por Edgar Cardoso como alternativa ferroviária à congénere Maria Pia, mantém-se hoje uma "obra arrojada" que poucos ousariam fazer.


"Ainda hoje a ponte é uma obra arrojada que poucos teriam feito", afirmou à agência Lusa o engenheiro civil e professor auxiliar da Faculdade de Engenharia do Universidade do Porto (FEUP) João Miranda Guedes, numa referência às "soluções estruturais extremamente inovadoras" que atribuem à obra a "ligeireza e leveza" que a caracterizam.


Tal como já em 1963 o havia sido a Ponte da Arrábida, também projetada por Edgar Cardoso com o então maior arco de betão do mundo, a Ponte de São João assume-se como o testemunho de uma época por materializar avanços importantes da engenharia a nível mundial.


Construída em pórtico múltiplo contínuo de betão armado pré-esforçado, de pilares laterais, com três vãos (dois laterais de 125 metros e um vão central de 250 metros, na época um recorde mundial para pontes deste tipo), a ponte tem um comprimento total de 1.140 metros.


Após sucessivos adiamentos na conclusão e com uma derrapagem financeira justificados pela sua elevada complexidade técnica, a obra acabaria por ser inaugurada em 24 de junho de 1991 sem a presença do "pai" da obra que, na sequência de um "míni" descarrilamento ocorrido dias antes, considerou que a abertura à circulação ferroviária estava a ser apressada sem que estivessem garantidas todas as condições de segurança.


Durante a construção, comentava-se que, se Edgar Cardoso (na altura já com idade avançada) porventura morresse antes do final da obra, dificilmente se encontraria um técnico capaz de concluir os cálculos estruturais da ponte. Isto, devido aos métodos do também professor universitário que, com base na sua experiência, "esculpiu" em cenouras a forma dos pilares antes de proceder ao seu cálculo estrutural e não realizou desenhos prévios do projeto, que foi sendo desenvolvido à medida que a ponte era construída.


"Havia um laboratório na base da ponte onde eram feitos modelos à escala real. Dizia-se que o projeto foi sendo feito à medida que a ponte era concretizada", lembra João Miranda Guedes.


O então inovador sistema construtivo de cofragem deslizante adotado na ponte é atualmente um sistema padrão da construção mundial e destaca-se por, em caso de acidente, impossibilitar que as carruagens do comboio se encavalitem umas em cima das outras, deslizando antes pela ponte fora.


A Ponte de São João foi construída com o propósito de fornecer uma ligação ferroviária alternativa à Ponte Maria Pia, que durante algumas décadas satisfez as necessidades de ligação ferroviária Norte-Sul mas, devido às limitações de carga e de velocidade e ao facto ser de via única, acabou por deixar de conseguir escoar eficazmente o intenso tráfego ferroviário no Porto.


A construção da Ponte de São João iniciou-se em 1984 e custou o equivalente a 30,6 milhões de euros.