Educação

Pólo Zero da Federação Académica do Porto já funciona junto aos Clérigos

  • Notícia

    Notícia

O Presidente da República e o presidente da Câmara do Porto inauguraram hoje o "Pólo Zero" da Federação Académica do Porto (FAP), localizado na Praça de Lisboa, junto à Torre dos Clérigos. Trata-se de um espaço de estudo, cultura e apoio ao empreendedorismo destinado aos estudantes universitários do Porto.

O espaço tem 520 metros quadrados e foi cedido pela Câmara do Porto, que também deu ao projeto um apoio financeiro, num processo conduzido pela vice-presidente da autarquia, Guilhermina Rego. O Pólo Zero é ainda apoiado pela Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Católica.

Na cerimónia de inauguração, o Presidente da República lembrou que, com esta visita, visitou o Porto pela terceira vez numa semana, classificando a cidade como "muito acolhedora". Marcelo Rebelo de Sousa recordou também que foi fundador da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, o que o obrigou a estar nesta cidade mais permanentemente.

Por sua vez, Rui Moreira, aproveitou a ocasião, para, de forma muito informal, contar algumas peripécias da sua vida estudantil, sobretudo em Londres, onde estudou e viveu.

Daniel Freitas, presidente da FAP, mostrou-se feliz pelo "tão desejado sonho do Pólo Zero" se ter, finalmente, concretizado. O líder académico sublinhou que o conceito desenvolvido é bastante mais evoluído e ambicioso do que eram as expectativas iniciais.

O local, implantado mesmo no centro da cidade, destina-se ao "convívio, estudo e lazer, promoção de emprego e empreendedorismo e prática do associativismo", entre outras vertentes, conforme referiu o líder estudantil. O Pólo Zero vai ainda funcionar como espaço de acolhimento a estudantes deslocados ou em regime de mobilidade, através do projeto "Study Porto", em parceria com a Câmara do Porto. O projeto visa centralizar todas as ofertas de ensino, de alojamento ou outros serviços que possam ser úteis aos estudantes que são de fora do Porto, através de uma plataforma online.