Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Políticas públicas de habitação debatidas no Porto a partir de quarta-feira
09-01-2016

A Câmara do Porto vai promover, a partir de quarta-feira, um ciclo de conferências trimestrais de entrada livre, em Janeiro, Abril, Julho e Outubro sobre o tema genérico "Políticas Públicas de Habitação". Estas conferências pretendem permitir a partilha do conhecimento atualmente produzido pelos diversos especialistas convidados, oriundos de várias partes do país e do mundo. Cada sessão trimestral abordará um tema específico sempre fundado no tema da habitação.


Os modelos de financiamento (e colateralmente arrendamento e venda), a habitação pública e a experiência de outros modelos, como o holandês, sueco ou o finlandês, as casas do futuro próximo, os bairros, as cidades e a região e os programas sectoriais de apoio (sociais, educativos, culturais), são algumas das abordagens a seguir.


A conferência inaugural decorrerá no Palacete Visconde de Balsemão, na próxima quarta-feira, pelas 18 horas e denomina-se "Habitação Popular: Portugal e Brasil", contando com a presença de Khaled Ghoubar, professor da Universidade de São Paulo e José António Bandeirinha, professor da Universidade de Coimbra.


A experiência brasileira de "provisão" de habitação de interesse social e nomeadamente a o polémico programa "Minha Casa, Minha Vida", que alojou milhões de brasileiros, bem como a experiência portuguesa, sustentada na experiência do Serviço de Apoio Ambulatório Local, criado por José António Bandeirinha, servirão de mote para esta primeira conferência.


Em debate estarão também as novas políticas públicas de habitação e a ideia de que estas não se devem encerrar num único modelo de provisão de habitação (reabilitação, recuperação, ?) e que a construção nova é um dos importantes vectores de promoção de habitação para as populações mais desprotegidas.