Cultura

Poesia de Camilo Pessanha dá o mote para curso breve

  • Notícia

    Notícia

camilo_pessanha_bmag.jpg

O livro de poesia "Clepsidra", de Camilo Pessanha, é ponto de partida para um curso breve orientado pelo escritor e Professor de literatura Pedro Eiras, que a Biblioteca Municipal Almeida Garrett promove entre 5 e 8 de fevereiro.

Como se lê um poema? Por que razão um poema é "para o leitor ler de/vagar" (Herberto Helder)? Como se aprende a ler devagar, mais de/vagar, mais de/va/gar ainda? Por que razão a palavra demorada não diz o mesmo que a mesma palavra veloz? Por que motivo uma palavra num poema não coincide com a que existe nos dicionários? E como se explica que entre leitura e releitura um poema já não seja o que começou por ser, que enigmática lei da metamorfose transforma o poema lido - ou quem o lê?

Para todas essas e outras questões, Pedro Eiras vai ajudar a encontrar resposta neste breve curso, propondo uma análise de diversos poemas de Camilo Pessanha, autor maior do simbolismo português.

Em quatro sessões das 21 às 22,30 horas (dias 5, 6, 7 e 8), serão observadas questões fundamentais da poética de Pessanha, em torno de noções como identidade, fragmentação, erotismo, musicalidade, sugestão e renúncia. O objetivo essencial é ler: compreender de que modos um universo se constrói - ou aniquila - através de palavras ou de silêncios.

Dirigido ao público em geral, este curso com a chancela "Porto." tem um preço de inscrição de 10 euros, sendo gratuito para leitores das Bibliotecas Municipais do Porto mediante indicação do n.º de cartão de leitor.

A pré-inscrição é obrigatória e pode ser feita pelo endereço de correio eletrónico bib.agarrett@cm-porto.pt ou por AQUI.