Sociedade

Plásticos de uso único são prioridade no Programa de Educação Ambiental 2020

  • Notícia

    Notícia

Os plásticos de uso único são tema central do Programa de Educação Ambiental do Município do Porto para o ano letivo 2019/2020, que foi apresentado nesta semana no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A vontade de conhecer o programa suscitou a presença de muitos professores e pais, bem como de inúmeros parceiros do Município na área da educação ambiental, tendo o vice-presidente da Câmara e vereador da Inovação e Ambiente enquadrado a eliminação dos plásticos de uso único como um dos novos temas ambientais da agenda política.

Filipe Araújo afirmou o compromisso da autarquia nesse sentido e apontou as medidas que serão implementadas porque "acreditamos que os plásticos de uso único são nocivos para o ambiente e para a saúde das pessoas e queremos dar o exemplo e poder inspirar outros a seguir este caminho".

Assim, através de medidas já em curso, várias delas em parceria com entidades externas e envolvendo diferentes unidades municipais, o Porto já eliminou o uso de 5,3 toneladas de plástico. E já foram identificadas mais 3,4 toneladas onde é possível atuar no médio prazo.

Durante a sessão, foi também apresentado o ecossistema do ambiente no Porto, destacando-se os principais ramos de ação municipal e áreas de trabalho em curso.

Foram oferecidos aos participantes a Eco-Agenda 2020, um produto ecológico 100% elaborado no Porto, e um conjunto de guias de campo. E houve ainda ocasião para uma representação alusiva ao tema dos plásticos nos oceanos, a cargo de alunos do Pallco - Conservatório de Música e Dança do Porto, que abriu as portas na cidade no ano passado.

Mais informações sobre o Programa de Educação Ambiental para 2019/20 podem ser consultadas na página de Ambiente no site da Câmara do Porto.