Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Plantadas mais árvores no Bairro de Santa Luzia
06-05-2016

Esta sexta-feira foram plantadas mais árvores no Bairro/Urbanização de Santa Luzia, uma ação que contou com a presença dos vereadores da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, e da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro, bem como várias crianças do centro Infantil Nova Aurora.


A iniciativa insere-se no âmbito das ações de valorização e manutenção do património arbóreo da cidade, e decorre de um estudo de inventariação, análise e diagnóstico do arvoredo existente naquele bairro elaborado pela Câmara do Porto.


Com base nos resultados foi desenvolvido um projeto de arquitetura paisagista, cujo modelo incorporou as necessidades transmitidas pelos moradores que foram consideradas tecnicamente possíveis.


Esse estudo permitiu analisar, medir e diagnosticar do ponto de vista fitossanitário, estético e de localização, todos os exemplares existentes naquela zona habitacional.


As primeiras plantações foram feitas em novembro de 2015, junto ao nó da VCI, também envolvendo um conjunto de escolas e crianças, de forma a sensibilizar a população residente para a importância dos serviços ecológicos que o arvoredo presta no conjunto habitacional e áreas envolventes.


Quanto às espécies escolhidas, foram selecionadas espécies arbóreas adequadas ao meio-urbano e às situações concretas de solo, exposição e elementos construídos, visando uma rearborização de qualidade, sem esquecer a função estética. No caso específico, a espécie selecionada é o "Prunus Kanzan", com floração intensa e profusa (rosa).