Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Plano de Mobilidade no São João levou mais pessoas a usar transportes públicos
03-07-2017

Pouco mais de uma semana depois do São João, estão reunidos os balanços dos operadores de transportes públicos, que traduzem o sucesso do Plano de Mobilidade articulado com a autarquia: na noite maior da cidade, CP, STCP e Metro do Porto tiveram mais passageiros do que em anos anteriores. Ou seja, o São João 2017 fica no registo como o melhor de sempre em termos de adesão dos cidadãos aos transportes públicos.

 

A CP atingiu mesmo valores recordes, com os comboios especiais de ligação à Baixa a transportarem pelo menos 38 mil passageiros, o que representa um crescimento de cerca de 5% face a 2016.

 

"O melhor resultado de sempre da operação São João" da CP, que obteve taxas de ocupação média das suas composições acima dos 90 por cento, traduz também o facto de não ter havido qualquer registo de desacatos. Esta realidade vem ao encontro do que antes se noticiou: este foi o São João mais seguro de sempre.

 

Também a STCP registou um aumento de 3%, com os serviços especiais de autocarros a transportarem 25 mil pessoas, entre as 20 horas do dia 23 e as 07 horas de 24.

 

Por fim, a Metro do Porto encerrou a operação São João com um balanço muito próximo dos 156 mil passageiros, superando também os números registados em 2016.

 

O sucesso do Plano de Mobilidade vem também revelar que valeu a pena a aposta na disponibilização, em circunstâncias compensadoras para os utilizadores, de parques de estacionamento fora do perímetro dos festejos, a maioria deles com utilização do Andante. Parques Casa da Música, Campo Alegre, Metro Estação do Dragão e Campo 24 de Agosto permitiram a muitas pessoas deixar a sua viatura e, confortavelmente, usar o metro para chegarem à festa.