Ambiente

Planetário sugere sessão sobre um dos maiores mistérios da Astrofísica

  • Notícia

    Notícia

#mno_lua_candeeiro.jpg

Em noite de Halloween, o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva apresenta uma sessão sobre "O Dia da Matéria Escura", um dos maiores mistérios da Astrofísica, que tem intrigado a ciência moderna há quase um século. O evento decorre neste sábado, dia 31 de outubro, a partir das 21 horas, em formato online. 

No "Dark Matter Day" (Dia da Matéria Escura), o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresenta o documentário "O Fantasma do Universo - A procura da Matéria Escura", com uma duração aproximada de 30 minutos. O trailer já pode ser visto aqui.

Após a exibição do filme, a iniciativa propõe uma sessão de perguntas e respostas com os investigadores do Instituto em Cosmologia, Pedro Avelino e Tiago Barreiro.

Trata-se de uma oportunidade única e gratuita para que os interessados nestas questões possam procurar respostas sobre o que é, afinal, a Matéria Escura e porque é que esta é tão difícil de detetar.

"Os astrónomos acreditam que a Matéria Escura, que até ao momento só conseguimos detetar através da sua interação gravítica, compõe cerca de um quarto (26,8%) do total da massa/energia do universo", assinala o Planetário do Porto na sua página oficial, fazendo referência ao facto de a Energia Escura, responsável pela expansão acelerada do universo, por seu turno, corresponder a outros 68,3%.  

A matéria dita "normal", como estrelas, planetas, galáxias, representa apenas 4,9% do total do Universo, o que significa que ainda há muita coisa por explicar, para além de estrelas, planetas, asteroides, cometas e poeira.

A ligação ao evento pode ser realizada via Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço ou através do Facebook.

+ info: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva