Sociedade

Planetário do Porto oferece viagens virtuais para explorar o mar dos Açores

  • Notícia

    Notícia

#DR_isea_experiencia_planetario_02.jpg

O

Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva está a facultar expedições virtuais ao mar dos Açores, no âmbito do projeto de comunicação de ciência iSEA, liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).                     

Aberta aos maiores de 18 anos, esta experiência de realidade virtual é de acesso gratuito, mediante inscrição prévia, e visa possibilitar a exploração dos ecossistemas durante uma "missão" de cerca de uma hora.

O acesso do público à "viagem", até 13 de fevereiro, resulta do projeto iSEA, que é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e tem como objetivo a criação de um conjunto de conteúdos e mensagens sobre ecossistemas do fundo do mar para comunicação científica e o desenvolvimento de um método não-intrusivo, válido e replicável em locais como centros de ciência e museus.

O estudo exploratório tem ênfase nas temáticas abordadas pelo Centro de Investigação Internacional do Atlântico (AIR Center - Atlantic International Research Center), nos Açores, em particular na sustentabilidade dos ecossistemas do mar profundo.

A inscrição na expedição virtual pode ser feita AQUI ou através de correio eletrónico (teresa.aguiar@fc.up.pt  ou ana.teixeira@fc.up.pt).