Cultura

PLÁKA já está online e lança cursos sobre a prática artística contemporânea

  • Notícia

    Notícia

Plaka_mupi.jpg

Disponível em www.plaka.porto.pt, a plataforma PLÁKA reúne um grupo de projetos que consubstanciam a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto, dando forma às iniciativas Aquisição, Colectivos Pláka, Anuário, Criatório, Shuttle e Inresidence. Mediando processos de criação, reflexão e investigação em diferentes territórios da arte contemporânea, constitui-se enquanto plataforma de síntese, e análise, de medidas de apoio a artistas e agentes culturais e da sua articulação com a política cultural do município.

O projeto Colectivos Pláka organiza-se em três grupos temáticos que até dezembro de 2018 terão em curso mais de duas dezenas de atividades, como conversas, performances e workshops. Os grupos são coordenados por tutores e vão envolver cerca de 40 artistas e especialistas, portugueses e internacionais.

O programa dos Colectivos Pláka inicia-se com o curso THE TIME(S) OF CONTEMPORANEITY, com tutoria de Claire Bishop e Nuno Crespo, e conta com as participações de Boris Groys, Tania Bruguera, Isabel Lewis, Flávio Almada e Joana Gorjão Henriques. Este curso decorrerá entre os dias 24 e 27 de julho no Palácio dos Correios e pretende ser um espaço de reflexão e discussão de posições artísticas e intelectuais que se abrem a diferentes temporalidades na arte contemporânea. Cada um dos dias será organizado em torno de um workshop, reservado aos participantes inscritos, que terá lugar entre as 15 e as 18 horas, a que se segue uma sessão pública com entrada livre, sempre com início às 18,30 horas.

O curso THE TIME(S) OF CONTEMPORANEITY é limitado a 20 participantes e tem o valor de 50 euros por pessoa. As inscrições estão abertas até ao dia 16 de julho e o programa pode ser acompanhado na nova página PLÁKA na internet, onde também se encontram disponíveis as condições e procedimentos de inscrição.

Além de THE TIME(S) OF CONTEMPORANEITY, os cursos que constituem os Colectivos Pláka 2018 são POLITICS OF SURVIVAL: ESPÍRITO, MATÉRIA E FUTURO, com tutoria de Carlos Costa, Gabriela Vaz-Pinheiro e Jorge Palinhos (coletivo Visões Úteis); e TO SCHOOL OUT OF SCHOOL, com tutoria de Ana Rocha e André Sousa.