Sociedade

Pista temporária da Red Bull Air Race no Queimódromo vai estar aberta ao público

  • Notícia

    Notícia

Já dá para imaginar os aviões da Red Bull Air Race a pousar e levantar da pista temporária no Queimódromo. Mas, mais do que imaginar, a pista está concluída e vai estar aberta às visitas do público nos três dias da competição: 1, 2 e 3 de setembro.

Os aficionados poderão, assim, ir ver a base operacional da prova que, tal como nas três anteriores edições realizadas no Porto, será usada pelos 14 aviões da categoria Master - a principal - para aterrarem e levantarem.

Com 500 metros de comprimento e 25 de largura, esta pista tem associado um espaço reservado para o hangar que vai acolher todos os aviões a partir da manhã da próxima quinta-feira, 31 de agosto, após um curto voo desde o Aeródromo de Vilar da Luz, na Maia.

A zona do Parque da Cidade onde está agora a pista foi totalmente repavimentada e pintada, enquanto o espaço envolvente era também alvo de algumas adaptações temporárias, como o reposicionamento de vedações e a remoção dos postes de iluminação e outros obstáculos que estavam localizados nas extremidades da pista. A intervenção foi realizada pela empresa municipal de Gestão e Obras do Porto e teve um custo na ordem dos 200 mil euros.

Além do Race Village, o Queimódromo acolherá uma área para diversas ativações de marca, que foi criada especificamente para o público e onde se poderá encontrar, por exemplo, um enorme simulador da Transportadora Aérea Portuguesa e uma zona de restauração e merchandising oficial da Red Bull Air Race.

De resto, para o que o público possa acompanhar de forma constante o desenrolar de toda a ação, está também prevista para o local a instalação de um ecrã gigante.

De acesso livre, a zona de público poderá ser acedida na sexta-feira, no sábado e no domingo entre as 9,30 e as 18,30 horas. A entrada será realizada exclusivamente pelo Parque da Cidade (ou seja, está fechada a entrada normal para o Queimódromo, na Circunvalação). 

Além de proporcionar uma vista privilegiada para os aviões de prova, o Queimódromo será também o local de excelência para um contacto mais próximo com os pilotos e respetivas equipas. De tal forma que, na sexta-feira dia 1, a organização vai promover ali uma sessão de autógrafos com todos os protagonistas da Red Bull Air Race, às 17,30 horas. 

No domingo, pelas 11 horas, haverá uma segunda e derradeira sessão de autógrafos.

Do programa oficial consta ainda um passeio público pelo hangar, entre as 10 e as 11 horas de sábado, numa oportunidade única para admirar ainda mais de perto os aviões desta emocionante competição.

Outro momento alto previsto para o Queimódromo é a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores da etapa portuguesa da Red Bull Air Race, agendada para as 15,55 horas de domingo, logo após o término da final.