Desporto

Piscina da Constituição reabre em pleno no dia 6 após grande requalificação

  • Notícia

    Notícia

#fib_piscina_da_constituicao_07.jpg

Filipa Brito

A Piscina Municipal da Constituição vai reabrir ao público e em pleno, na próxima terça-feira, dia 6 de outubro, depois de ter sido submetida a um conjunto alargado de obras de requalificação e beneficiação, de modo a garantir melhores condições de conforto, higiene e segurança aos utentes deste equipamento.  

As intervenções levadas a cabo decorreram em praticamente todo o edificado, nomeadamente nas coberturas, pavimentos e paredes, iluminação, balneários, piscina de aprendizagem e zonas técnicas, onde se procedeu à renovação e modernização de vários equipamentos eletromecânicos, essenciais para o bom funcionamento das piscinas e restantes atividades complementares, num investimento que rondou os 119 mil euros.

Além disso, foram realizadas obras para beneficiar as condições de uso de energia, climatização e ventilação, tendo em vista a melhoria da qualidade do ar interior e o aumento da eficiência energética do edifício. Este investimento, na ordem dos 240 mil euros, incluiu a reformulação das instalações mecânicas, das redes hidráulicas para aquecimento, arrefecimento e produção de água quente sanitária, bem como dos sistemas de iluminação.

À semelhança do que já aconteceu na Piscina de Cartes, o equipamento da Constituição vai poder contar, em breve, com um inovador Sistema de Gestão Técnica Centralizado (GTC), que permitirá controlar remotamente (via web) todos os sistemas de iluminação, climatização e ventilação da piscina, numa investida de cerca de 25 mil euros. O objetivo é permitir o acompanhamento e controlo dos consumos de energia e água, bem como alertar para eventuais desvios.

No próximo ano está ainda previsto um investimento de cerca de 200 mil euros para a ampliação da zona de ginásios e balneários.

Face ao atual contexto de pandemia, e de forma a garantir as melhores condições de higiene e segurança para todos os visitantes, o número de aulas e o número de vagas por horário serão limitados, sendo que a utilização livre da piscina e ginásios requer marcação prévia e está limitada a 60 minutos por utilização (exceto no horário de utilização livre da piscina, às 7 horas, com a duração de 45 minutos).

De resto, passam a vigorar algumas normas para a utilização deste equipamento, nomeadamente:

- O uso obrigatório de máscara dentro da instalação, exceto durante a prática desportiva;  

- O cumprimento obrigatório dos circuitos de entrada e saída e das normas de distanciamento físico;

- Só é permitida a inscrição em aulas uma vez por semana;

- É proibida a entrada nos ginásios com calçado utilizado na rua;

- É obrigatório o uso de toalha na sala de musculação e nas aulas de academia;

- O tempo máximo de utilização dos balneários está limitado a 15 minutos;

- É obrigatório o uso de cacifos para a colocação de roupa;

- O material didático deverá ser colocado no local de higienização após a sua utilização.

As inscrições para a nova época na Piscina da Constituição já podem ser submetidas online, através do email remupi@agoraporto.pt e o mapa completo de aulas, assim como o Manual de Procedimentos, podem ser consultados no site da empresa municipal Ágora.