Cultura

Pianistas de todo o mundo disputam no domingo o Prémio Cidade do Porto

  • Notícia

    Notícia

JCF_1609.jpg

O vencedor do concurso de piano Santa Cecilia Internacional Competition é apurado neste domingo, durante um concerto aberto ao público.

O espetáculo de revelação do vencedor do Prémio Cidade do Porto, o principal em disputa neste concurso que trouxe à cidade 100 dos melhores jovens pianistas do mundo, é conhecido na sequência de um concerto que acontece, pelas 18 horas de domingo, na Casa da Música.

Pela primeira vez, o evento conta com o acompanhamento da Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira.

Este concerto conclui uma semana de fases de apuramento do concurso Santa Cecilia Internacional Competition, que está dividido em seis categorias, por faixas etárias. Uma centena de participantes de 26 países, com idades entre os 6 e os 32 anos, tem vindo a disputar a passagem à fase seguinte do concurso, que vai já na 19.ª edição e cujo prémio principal é atribuído pela Câmara do Porto.

Organizada pelo Curso de Música Silva Monteiro, com o apoio do Município, a competição conta no júri com nomes como Álvaro Teixeira Lopes (presidente), Carles Lama, Constantin Sandu, Deniz Gelenbe, Emmanuel Ferrer-Laloë, Frank Reich e Fu Hong, entre outros.

O concerto final tem lugar na Sala Suggia, da Casa da Música, e é aberto ao público.

Saiba mais pormenores sobre esta semana de concurso aqui e como adquirir bilhetes (10 euros) aqui.