Sociedade

Sangue, suor e lágrimas de personalidades e empresas que se notabilizaram na luta COVID-19 vão ter distinção de honra da cidade

  • Notícia

    Notícia

distinção.jpg

As pessoas individuais e coletivas que se têm distinguido na luta contra a pandemia vão ser alvo de uma homenagem por parte da Câmara do Porto, que este ano não atribuirá as tradicionais medalhas da cidade. Uma peça desenhada pelo designer Eduardo Aires substituirá a medalha, segundo uma proposta que Rui Moreira levará à próxima reunião de Executivo. O objeto representa o "sangue, suor e lágrimas" de todos os que contribuíram para luta e para o sucesso do combate à COVID-19 no Porto.

Esta distinção será também uma evocação do nome de Ricardo Jorge, o epidemiologista que se distinguiu no Porto pela luta contra a bubónica, que assolou a cidade em finais do século XIX.

A atribuição da distinção ainda não tem data marcada para realização da cerimónia, o que depende da evolução da epidemia e os cidadãos e entidades escolhidos dependerão de proposta a aprovar pelo Executivo, depois de ouvidos os vereadores e um conselho consultivo da Assembleia Municipal.

O Município do Porto distinguiu-se na pandemia pela forma rápida e eficaz com que tomou medidas, contando com a colaboração de numerosas empresas e cidadãos, nacionais e estrangeiros em projetos estruturantes como o rastreio completo e atempado de todos os utentes e funcionários de lares ou a montagem do hospital de campanha.