Sociedade

Período de candidatura às bolsas de criação artística decorre até 31 de janeiro

  • Notícia

    Notícia

Criatorio_2019.jpg

Está a decorrer até 31 de janeiro o período de candidatura para a terceira edição do programa municipal Criatório, que vai atribuir 16 bolsas de criação artística.

No valor de 15 000 euros cada, as bolsas destinam-se a apoiar projetos nas áreas de artes visuais e curadoria; artes performativas e programação; composição, programação e performance musical; literatura e ensaio crítico.

Para serem admitidas a concurso, as candidaturas deverão contemplar projetos a ser desenvolvidos no Porto durante um período mínimo de seis meses e máximo de 12 meses, que incluam uma apresentação pública na cidade até ao final de 2020.

A apresentação das candidaturas é feita exclusivamente por via eletrónica para o endereço plaka@cm-porto.pt. Por cada candidatura, deve ser remetido um documento único em formato PDF e com o máximo de 10 páginas.

 O edital e programa de concurso, com todas a informações relativas ao programa e processo de candidatura, podem ser acedido no site da plataforma PLÁKA ou no site institucional da Câmara do Porto.

O júri desta edição do Criatório é composto por cinco membros: Diogo Costa Amarante, realizador, investigador e docente na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto; Jonathan Saldanha, construtor sonoro e cénico e fundador da plataforma de arte SOOPA; Miguel Magalhães, diretor da delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em França; Susana Lourenço Marques, designer e professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Susana Menezes, diretora artística do LU.CA Teatro Luís de Camões.

O programa da Câmara do Porto para estímulo à criação artística, que já apoiou 32 projetos nos últimos dois anos, tem como principal objetivo contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais provenientes de múltiplas disciplinas na cidade.

Este é um dos projetos que integram a PLÁKA, plataforma que consubstancia a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto.