Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Performance de Lydia Lunch e filmes de Steina e Woody Vasulka chegam à Galeria Municipal do Porto
04-07-2018

O programa paralelo da exposição "O ontem morreu hoje, o hoje morre amanhã", de Carla Filipe e Ulrich Loock, começa já nesta sexta-feira com uma sessão de cinco filmes de Steina e Woody Vasulka, apresentada por Margarida Mendes. Durante o dia de sábado, há visita guiada com Carla Filipe e, à noite, será apresentada a performance de Lydia Lunch "Dust and Shadows". A entrada é livre. 


Com início às 22 horas de sexta-feira, o programa de filmes de Steina e Woody Vasulka apresentado por Margarida Mendes integra cinco obras dos autores, pioneiros na exploração artística do vídeo. Serão projetados os filmes "Golden Voyage" (1973), "Solo for 3" (1974), "Soundgated Images" (1974), "Reminiscence" (1974) e "Noisefields" (1974), que introduzem a fase seminal de experiências tecnológicas onde o duo explora o espaço ilusório e materialidade do vídeo, através do processamento intercalado de imagens analógicas, da manipulação do sinal eletrónico e do interface sonoro. 

No sábado, o programa paralelo inicia-se pelas 17 horas com a visita guiada por Carla Filipe à exposição "O ontem morreu hoje, o hoje morre amanhã", no Piso 1 da Galeria Municipal.  

No mesmo local, mas ao início da noite (22 horas), a "artista nómada" nova-iorquina Lydia Lunch apresenta "Dust and Shadows", performance ilustrada por uma evocativa apresentação multimédia que utiliza imagens captadas e remisturadas por Elise Passavant. A performance combina de forma única texturas, imagens e sons sobrenaturais que lidam com temas como a perda, raiva, vingança e sobrevivência através de imagens assombrosas de inúmeras cidades-fantasma espalhadas pelo deserto espanhol.

A exposição, inaugurada no passado sábado, está na Galeria Municipal até 19 de agosto e pode ser visitada de terça-feira a sábado das 10 às 18 horas e aos domingos das 14 às 18 horas. Encerra à segunda-feira e feriados.  

O programa paralelo completo está todo aqui.