Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Percursos para a Inclusão
28-01-2016

A Câmara do Porto integra o programa "Percursos para a Inclusão", iniciativa lançada ontem pela secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. O projeto visa mostrar entidades que contribuem para a inclusão e para a promoção dos direitos das crianças e jovens.

 

Neste âmbito, e durante uma visita ao Porto, a secretária de Estado ficou a conhecer algumas iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas pela Câmara do Porto, envolvendo diferentes serviços municipais e cujo objetivo passa pela promoção de uma maior inclusão na cidade.


Ana Sofia Antunes reuniu com o vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro, e a provedora Municipal dos Cidadãos com Deficiência, Lia Ferreira, que fez uma exposição do que tem sido feito na área da Inclusão.


A mediação e promoção feita pela Provedoria têm sido fundamentais para a dinamização de sinergias participadas, tanto pela articulação com os diversos serviços municipais, bem como em parceria com as universidades e empreendedores, em torno deste tema. "A Provedoria dinamiza, mas são os serviços dos diferentes pelouros que têm os recursos para a implementação e aplicação dos projetos. A Câmara do Porto tem sido exemplar na forma como absorve as propostas e projetos apresentados pela Provedoria", reconhece Lia Ferreira.


Além das posturas e práticas já instituídas e em curso, a provedora mencionou alguns planos e projetos que estão a ser desenvolvidos e para os quais considera essencial a envolvência e participação da Secretaria de Estado, bem como do reforço da parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, no contexto do Serviço de Informação e Medição para Pessoas com Deficiência (SIM-PD), cuja extensão no Porto é competência da Provedoria Municipal.