Cultura

Percurso cultural vai de cabeça levantada à procura dos deuses pela cidade

  • Notícia

    Notícia

palacio_Bolhao_renovado.jpg

DR

O percurso cultural desta terça-feira vai levar os participantes a percorrer várias ruas da cidade literalmente a olhar para cima, em busca da representação de Mercúrio e outras divindades nos edifícios. 

A sessão tem início às 15 horas na Rua Formosa, em frente à entrada principal do Mercado do Bolhão: no cimo da fachada, encontram-se Mercúrio e Flora, os deuses da mitologia clássica consagrados ao Comércio e à Agricultura, respetivamente.
A poucos metros dali, Mercúrio -  sem dúvida o mais presente pela cidade - "espreita" novamente a zona mais comercial do Porto a partir do cimo do Palácio do Bolhão (na foto).

Sob o título "De Mercúrio a Ícaro - mitologia na cidade", esta iniciativa do ciclo municipal de percursos culturais vai ainda à descoberta de Hércules e outras representações clássicas, das cariátides e de alguns outros símbolos que são parte integrante da decoração de fachadas na cidade do Porto, sobretudo nos edifícios do início do século XX, de inspiração neoclássica e existentes na zona da Baixa.

Conduzida pela técnica municipal Isabel Andrade Silva, a participação neste Percurso Cultural tem um custo de 3 euros e o bilhete pode ser adquirido online. Mais informações através do email percursos.culturais@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480.