Cultura

Percurso cultural parte à descoberta dos Caminhos de Santiago no Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_nova_rota_caminhos_santiago_01.jpg

Filipa Brito

Milhares de peregrinos dos quatro cantos do mundo escolhem o Porto como ponto de partida para uma jornada física e espiritual rumo a Santiago de Compostela. Na próxima sessão dos Percursos Culturais, marcada para esta terça-feira, às 15 horas, (re)visitam-se os caminhos que atravessam a cidade.

Sob a orientação de Manuel Araújo, peregrino experiente que se dedica à investigação histórica dos diferentes Caminhos de Santiago desde os anos 90, os participantes terão oportunidade de calcorrear algumas das míticas setas amarelas que, no chão, em muros ou em placas dispostas em vários pontos da cidade, compõem as rotas jacobeias que existem no Porto desde a Idade Média.

No verão de 2017, o Município do Porto envolveu-se na valorização do Caminho Português da Costa, que atravessa o Centro Histórico.

Prova disso, é que muito próximo da Sé do Porto se instalou, há praticamente um ano, o Centro de Acolhimento aos Peregrinos, na reabilitada Capela de Nossa Senhora das Verdades.

Esses são, aliás, alguns dos temas a que não vai passar ao lado esta visita orientada, promovida pelo Museu da Cidade no âmbito da programação "O que há de novo nos museus municipais?".

O bilhete (3 euros/pessoa) pode ser adquirido online ou através dos seguintes contactos:

Email percursos.culturais@cm-porto.pt | Telefone 223 393 480 

//

Ponto de partida: Casa do Infante 

Rua da Alfândega, 10