Cultura

Percurso Cultural parte à descoberta do rio mais desconhecido do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_fonte_virtudes.jpg

Rio Frio, Rio do Carregal e Rio das Virtudes são três dos nomes dados ao curso de água que o programa municipal de Percursos Culturais se propõe redescobrir na tarde desta quarta-feira.

Pelas 14,30 horas, a iniciativa parte do local onde esse rio nasce da confluência de pequenos regatos: o Jardim de Carrilho Videira, conhecido por "Jardim do Carregal", a partir de "Carregas", que são as plantas características de terrenos pantanosos.

Tenta, depois, acompanhar à superfície o percurso do que é considerado o rio mais desconhecido da cidade, que está entubado em quase todo o seu curso e passa sob o Hospital de Santo António (o leito foi rebaixado aquando da construção do Túnel de Ceuta) até à zona das Virtudes. Este nome e o da Porta das Virtudes da Muralha Fernandina, aliás, terão surgido por extensão do nome do rio, a cujas águas eram atribuídas propriedades medicinais.

Ainda aí, pode ser admirada a Fonte do Rio Frio ou Chafariz das Virtudes ou ainda Fonte de Nossa Senhora das Virtudes, que o Rio Frio alimentou desde a  sua construção, em 1619, até à substituição pelo Chafariz da Rua das Taipas, no final do século XVIII. Ainda hoje se percebe que aquela foi a mais imponente fonte da cidade do Porto, sendo, aliás, Monumento Nacional.

O Percurso Cultural "Pelo trilho do Rio Frio" continuará depois pelo restante traçado, que abastecia também a Fonte da Colher, cujo nome derivava do nome do imposto que serviu em parte para custear a sua construção, em 1491, e que está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Ao longo de cerca de duas horas, os participantes nesta sessão, orientada pelo técnico municipal Manuel Araújo, terão ainda oportunidade de observar as transformações sofridas pela paisagem no trajeto do Rio Frio, que desce até Miragaia e acompanha esse areal até ao local onde desagua no Rio Douro, por baixo do edifício da Alfândega Nova.

A inscrição tem um custo de 3 euros e o bilhete pode ser adquirido online.

Mais informações através do email percursos.culturais@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480.