Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Percurso cultural desvenda segredos sobre as obras da Rota Escola das Belas Artes
12-08-2019

É já nesta terça-feira, dia 13, que a Câmara do Porto organiza mais um percurso cultural dedicado à descoberta do Mapa de Arte Pública. Desta feita, para conhecer ao pormenor as obras que integram a Rota Escola das Belas Artes. Ainda há lugares disponíveis para este trajeto guiado, que inicia pelas 15 horas.


O percurso, conduzido pela técnica municipal Alda Bessa, tem ponto de partida na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Avenida Rodrigues de Freitas, 265), lugar onde aliás podem ser vislumbradas seis das dez obras que integram a Rota Escola das Belas Artes.

Naquela morada, formaram-se grandes artistas, alguns mestres de outros tantos. Começou por ser aula de Desenho e Debuxo (1780), evoluindo para Academia de Belas Artes (1836), onde se ensinava Pintura, Escultura, Arquitetura e Desenho. Constitui o núcleo fundador da Escola de Belas-Artes (1881), mais tarde Escola Superior e hoje Faculdade de Belas Artes da Universidade da U.Porto.

O Mapa de Arte Pública foi lançado pelo Município do Porto em julho de 2017, com o objetivo de orientar, em cinco trajetos temáticos, a visita ao museu a céu aberto que se "esconde" por todo o território da cidade.

Além da Rota Escola das Belas Artes, o mapa contempla também as rotas Histórica, da Água, das Letras e da Arte Contemporânea. Cada percurso é composta por 10 obras, totalizando por isso 50, que foram destacadas de entre as 219 referenciadas no mapa.

Para a visita de amanhã, deve ser feita a aquisição prévia de bilhete nos locais habituais ou através da Bilheteira Online. O custo por pessoa é de 3 euros.