Cultura

Percurso Cultural abre programa de visitas, cinema e música nos museus

  • Notícia

    Notícia

#fib_inauguracao_Museu_Romantico_15.jpg

Filipa Brito

O programa semestral do Museu da Cidade tem diferentes atividades para hoje, amanhã e depois, que vão desde visitas dentro e fora de portas até cinema, passando pela música.

Hoje mesmo, a partir das 15 horas, realiza-se um percurso cultural que tem como temática os "Brasileiros de Torna Viagem" (saiba quem foram clicando aqui) e vai debruçar-se sobre o contributo dos emigrantes portugueses regressados do Brasil ao nível das finanças, banca, arquitetura, comércio, serviços e obras beneméritas. A condução é da historiadora da Arte Isabel Andrade Silva, museóloga da Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio.

De participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (tel 222 076 300, email lilianapereira@cm-porto.pt), esta sessão tem ponto de encontro no cruzamento das ruas do Morgado de Mateus e do Conde de Ferreira e vai explorar a diversidade cultural patente no património naquela zona da cidade e resultante do retorno dos emigrantes ao Porto.

Por seu lado, a Casa-Museu Guerra Junqueiro prossegue as atividades em torno da exposição "Encontros", de Günter Grass, com duas propostas para sábado. A primeira começa pelas 11 horas com uma visita à exposição, seguida de oficina em que irá ser construído um tambor que lembra o instrumento desejado por Oskar, o protagonista do romance de Günter Grass "O tambor de lata". A participação é gratuita, mas sujeita a marcação prévia (tel. 222 003 689, email museuguerrajunqueiro@cm-porto.pt).

À tarde, a partir das 15 horas, haverá visionamento do filme "O gato e o rato" baseado na obra homónima de Günter Grass. Será precedido por uma breve introdução a cargo de Helena Topa, tradutora da obra do Nobel alemão da Literatura. A participação é gratuita, limitada à lotação da sala.

O Museu da Cidade reserva ainda, para domingo, uma atividade no Museu Romântico (Quinta da Macieirinha). Trata-se de um recital de música focado em compositores do Porto, que tem curadoria de Ana Maria Liberal e conta com Eliseu Silva (violino) e Arminda Odete Barosa (piano), sendo de acesso gratuito mas limitado à lotação da sala.

Conheça toda a programação semestral nos vários polos do Museu da Cidade clicando aqui.

//

Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 291/299

GPS: 41.159457, -8,625454

Tel. 226 066 568 / museumartaortigao@cm-porto.pt

/

Casa-Museu Guerra Junqueiro

Rua de Dom Hugo, 32 (à Sé)

GPS: 41.142531, -8,610593

Tel. 222 003 689 / museuguerrajunqueiro@cm-porto.pt

/

Museu Romântico

Rua de Entrequintas, 220 (ao Palácio de Cristal)

GPS: 41.147524, -8627930

Tel. 226 057 000 / museuromantico@cm-porto.pt