Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Pequenos políticos são protagonistas de grandes ideias para a cidade
30-05-2019
As cadeiras da sala de sessões dos Paços do Concelho foram nesta manhã de quinta-feira ocupadas por "políticos de palmo e meio". Numa sessão ao estilo de Assembleia Municipal, cerca de meia centena de alunos do pré-escolar e primeiro ciclo das escolas públicas do Porto foram apresentar as suas preocupações e respetivas soluções alusivas a vários temas. 

A ouvi-los tiveram o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o vereador com o pelouro da Educação, Fernando Paulo, num debate onde, predominantemente, sobressaíram as inquietações com as problemáticas ambientais, adaptadas a cada faixa etária.

"Em tudo aquilo que eles [as crianças] fazem, mesmo quando falam de cultura, ou de política, é sempre a questão ambiental, pois compreendem que é uma ameaça que está sobre o planeta e que temos de corrigir as coisas. E as crianças são muito importantes, porque elas afetam os hábitos dos adultos, influenciam os comportamentos dos pais", enfatizou Rui Moreira, após visitar a mostra dos trabalhos expositivos alusivos a cada um dos temas tratados em "assembleia".

O projeto "Políticos por um Dia" integra o programa municipal Porto de Crianças e é dirigido às crianças do pré-escolar e aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico da rede pública do Porto. A partir de temas específicos, relacionados com os pelouros existentes na Câmara do Porto, realizam-se debates/assembleias municipais, com o propósito de promover atitudes e valores que contribuam para a construção de cidadãos ativos, críticos e participativos.

Ao longo do ano letivo temas como a cidade, o ambiente, a cidadania, a educação, a arte e a cultura foram tratados nas escolas, através de visitas pela cidade, em sessões com vereadores municipais, terminando hoje com este debate final.

"É uma iniciativa de que gostamos imenso", disse o presidente da Câmara do Porto. Além dos alunos terem oportunidade de mostrar os seus trabalhos ao mais alto decisor político da cidade, "as crianças falam das suas preocupações", aprendem "o que é a câmara municipal, o que é a política".

"Isto é o princípio da cidadania", reiterou Rui Moreira, que aproveitou o debate para questionar os mais novos sobre vários aspetos da vida da cidade.

Nesta sessão final participaram crianças dos jardins-de-infância do Viso, Lomba, Falcão e Correios e alunos das escolas básicas de São Miguel de Nevogilde, Costa Cabral, Fonte da Moura e Corujeira. Dos quatro aos 10 anos, os políticos de palmo e meio apresentaram propostas, todas sujeitas a votação.

Durante este ano letivo, a iniciativa "Políticos por Um Dia" juntou um total de 232 participantes: 92 crianças do pré-escolar e 140 do primeiro ciclo do Ensino Básico.