Sociedade

Pequenas editoras ganham escala na Feira do Livro

  • Notícia

    Notícia

#fib_abertura_feira_livro_2018_19.jpg

João Queirós

Pequenas nas edições mas grandes na missão a que se entregam, as editoras independentes ganharam um lugar especial na edição deste ano da Feira do Livro do Porto, que decorre até ao próximo domingo e onde lhes foi dada presença em condições especiais.

"Cabine de Escalas" é o nome do projeto inaugurado em 2018 pela Feira do Livro e que consiste em disponibilizar um espaço mediador que viabiliza o encontro do público com editoras de pequena escala, as quais privilegiam obras alternativas e originais.

Com efeito, os projetos de tiragem reduzida revelam frequentemente uma condição económica desfavorável ligadas a um conjunto de escolhas editoriais que devem ser protegidas, nomeadamente as temáticas que não se incluem na esfera generalista, formatos irregulares ou a própria especialização experimental da publicação.

Daí que a Câmara do Porto tenha decidido lançar este novo projeto na Feira do Livro, para o qual convidou a artista e editora Isabel Carvalho a assumir as funções de curadoria. A partir de um open call, foram então selecionadas mais de uma dezena de editoras com aquelas características que, durante os dias da Feira do Livro, estão a partilhar sem custos o espaço "Cabine de Escalas", situado no terreiro da Biblioteca e junto ao Bibliocarro, onde apresentam os seus projetos.

Veja tudo o que a Feira do Livro deste ano tem para si, consultando a programação e acompanhando a página no Facebook.