Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Pedro Eiras dá hoje uma Lição sobre Fernando Pessoa e os pessoanos na Feira do Livro do Porto
12-09-2018
O ciclo de Lições da Feira do Livro do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal, prossegue hoje com uma sessão da responsabilidade do escritor e investigador Pedro Eiras, Professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Com entrada livre e início às 19 horas, esta Lição - que constitui também rara oportunidade para entrar na Capela de Carlos Alberto - estará focada em Fernando Pessoa que, quando morreu (1935), deixou apenas publicado um livro de poesia, alguns opúsculos e poemas dispersos por revistas. Mas que, não obstante, passou de autor quase desconhecido a clássico incontornável da literatura portuguesa.

Pedro Eiras incidirá sobre Pessoa, sobre a sua obra e ainda sobre muitos pessoanos que o descobriram, publicaram, estudaram e - por vezes - tiveram até de lutar contra ele...

Depois de Dante (por António Mega Ferreira) e Cervantes (por Perfecto Cuadrado), Pessoa é o mote da terceira das 10 Lições que integram o programa da Feira do Livro deste ano, traduzindo-se o conjunto num breve curso de literatura que toma como lema e título genérico a pergunta de Calvino: "Porquê ler os clássicos".

Seguir-se-ão Flaubert por Paula Coutinho (amanhã), Os Russos por Ana Margarida de Carvalho, no próximo sábado, e ainda Machado de Assis, Shakespeare, a Poesia Americana, Goethe e os Gregos. Veja os pormenores da programação aqui e acompanhe a página da Feira do Livro do Porto no facebook.