Ambiente

Pedidos de licenciamento à Águas do Porto passam a ser efetuados por via digital

  • Notícia

    Notícia

#fib_edificio_das_aguas.jpg

Os pedidos de licenciamento submetidos à empresa municipal Águas do Porto devem ser efetuados, a partir de agora, em suporte digital. Esta iniciativa pretende garantir a uniformidade dos processos, facilitando a sua análise, e ao mesmo tempo evitar o desperdício de papel.

Neste sentido, todos os formulários e requerimentos foram alterados para poderem ser tratados digitalmente, respeitando a legislação aplicável em vigor. Estes novos documentos podem ser descarregados através do site da Águas do Porto, dentro do menu "Cliente", na área do Licenciamento, substituindo os formulários existentes, que deixam de ter validade.

Assim, todos os elementos dos projetos de licenciamento (planta topográfica, memórias descritivas, peças desenhadas, ficha de responsabilidade por projeto, termo de responsabilidade, entre outros) passam a ser entregues, apenas, em suporte digital, o que significa uma poupança mensal superior a 150 kg de papel, ou seja, quase duas toneladas por ano. Considerando que uma única folha de papel gasta 10 litros de água na sua produção, a poupança envolvida é muito significativa.

Esta medida da Águas do Porto insere-se no processo de reformulação dos vários procedimentos da área de licenciamento da Águas do Porto e visa tornar os vários processos que diariamente dão entrada na empresa, mais simples, rápidos, seguros e sustentáveis, com um benefício evidente para o ambiente e para o cliente.