Cultura

PE traz ao Trindade o filme vencedor do Lux Film Prize

  • Notícia

    Notícia

#DR_God-Exists-Her-Name-Is-Petrunya_0202.jpg

E se Deus fosse uma mulher? O filme "God Exists, Her Name Is Petrunya", de Teona Strugar Mitevska, que acaba de sagrar-se vencedor da 13.ª edição do Lux Film Prize, vem ao Porto lançar a questão numa sessão única e de acesso gratuito, mas sujeito a inscrição prévia, pelas 19 horas desta sexta-feira, no Cinema Trindade.

O Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu, criado em 2007, é um festival que pretende premiar a produção cinematográfica em todos os países da União Europeia e exibir em mais de 50 cidades dos 28 Estados-Membros os filmes finalistas da competição. Todos os anos, são nomeados três finalistas entre os filmes europeus cujo conteúdo verse a atualidade da integração europeia e temáticas controversas.

Os Lux Film Days, que levam os filmes finalistas a várias cidades do país, marcam assim presença na cidade do Porto com a exibição do vencedor da 13.ª edição, uma produção da Macedónia/ Bélgica/Eslovénia/Croácia/França, com legendagem em português.

"God Exists, Her Name Is Petrunya" conta a história de uma mulher que se encontra numa posição em que só os homens têm acesso numa cerimónia religiosa. Trata-se de uma significativa contribuição para a luta feminista, a mais apurada crítica social dos nossos tempos, que está prestes a ganhar ímpeto nos Balcãs.

A sessão no Trindade, antecedida por um evento de receção às 18,30 horas, é de entrada gratuita mas sujeita a inscrição (através do email luxfilmdays2019.porto@gmail.com) e à capacidade das salas.

+info: Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu