Ambiente

Pavilhão da Água convida a visitas interativas com entrada gratuita para os mais novos

  • Notícia

    Notícia

#mno_inauguracao_pavilhao_agua_03.JPG

Miguel Nogueira

Pavilhão da Água já se encontra de portas abertas e traz algumas novidades a pensar nos mais pequenos. Atividades lúdicas e pedagógicas durante as férias escolares e entradas gratuitas, todas as quintas e sextas-feiras, para as crianças fazem parte das ofertas do equipamento.

Após a reabertura de portas, no passado dia 4 de junho, o Pavilhão da Água está pronto para voltar a proporcionar momentos de diversão e de conhecimento durante o verão, garantindo a segurança e um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas a pensar nos mais pequenos.

Desta forma, o equipamento está a promover uma campanha em que por cada compra de um bilhete de adulto, é oferecida a entrada a uma criança, até os 12 anos de idade.

Esta medida, iniciada no dia 25 de junho, aplica-se todas as quintas e sextas-feiras e encontra-se em vigor até ao início do próximo ano letivo.

A bordo do lema "Um Mergulho Seguro no Conhecimento", o equipamento oferece assim uma alternativa lúdica, interativa e pedagógica para realizar com os mais novos durante a época de férias escolares.

Localizado no Parque da Cidade, o Pavilhão da Água reforçou todas as regras para garantir a proteção de todos que por ali passam, mas certificando-se de que a diversão e o saber continuam a estar presentes.

Assim, e de forma a privilegiar a segurança, as visitas ao espaço podem ser realizadas mediante marcação prévia, sendo que no local será medida a temperatura à chegada e o uso de máscara dentro do recinto é obrigatório.

Também os dispensadores de gel desinfetante encontram-se disponíveis ao longo da visita e o edifício tem uma lotação máxima de 20 pessoas, de forma a garantir o devido distanciamento entre visitantes.

Com uma duração de 45 minutos, as visitas são intercaladas por 15 minutos de higienização total do espaço.

Para retirar melhor partida da visita, é ainda aconselhada a utilização do guia e áudio guia para a exposição, que dispõe de tradução em quatro línguas, entre as quais língua gestual portuguesa, disponível através da App Pavilhão da Água.

Inteiramente renovado, o novo Pavilhão da Água reabriu, no ano passado, com a oferta de módulos de experiências interativas completamente reajustadas à revolução que aconteceu no seu interior, despertando assim a curiosidade dos visitantes através de brincadeiras envolventes e tácteis.

Com um vasto conjunto de experiências, o espaço procura demonstrar a importância fundamental da água para a vida, os diferentes meios ambientes nos quais está presente, as suas diversas formas de utilização e ainda os seus comportamentos em diferentes situações, conectando as questões científicas e tecnológicas da área dos recursos hídricos aos interesses do cidadão comum.

Através da sala imersiva do equipamento, os visitantes são levados numa viagem de sentidos que atravessa montanhas, planícies e oceanos, numa exposição em que todo o percurso tem um rio como fio condutor, dividindo a visita em três áreas distintas: Nascente, Leito e Foz.

De forma a evitar grandes aglomerados, mas ainda assim dar a oportunidade de visita a todos, relembramos que o novo horário de funcionamento do espaço é de quinta-feira a domingo, das 10 às 18 horas, com sessões programadas de 45 minutos.