Sociedade

Paulo Manuel Pereira Lucas é o novo comandante metropolitano da PSP

  • Notícia

    Notícia

O superintendente-chefe Paulo Manuel Pereira Lucas é, a partir de hoje, o novo comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP. Vem substituir Miguel Mendes, até então no cargo e que foi, agora, destacado para uma missão em Timor-Leste. 

Natural de Fátima, o novo comandante já exerceu o cargo de diretor nacional adjunto da Unidade Orgânica de Operações e Segurança, da Direção Nacional da PSP, e funções de secretário-geral adjunto do Sistema de Segurança Interna.

Licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, antiga Escola Superior de Polícia, possui ainda uma pós-graduação em gestão civil de crises pela mesma instituição.

Paulo Lucas foi ainda comandante do Comando Regional da Madeira, diretor do Departamento de Operações da Direção Nacional, chefe do Núcleo de Informações do Comando Metropolitano de Lisboa e coordenador de Área e docente na Escola Prática de Polícia.

Em termos de formação profissional, cita a Lusa, destaque para a frequência do Leaders Program in Advanced Security Studies, ministrado pelo George C. Marshall European Center for Security Studies, do curso TOPSOPC XII - Top Senior Police Officers Course, promovido pela Academia Europeia de Polícia - CEPOL, do Public Order and Crowd Management, do CEPOL, do curso de Direção e Estratégia Policial (CDEP), do curso de Hostage Negotiator's, lecionado pela Polícia Metropolitana de Londres e do curso de Especialização de Oficiais em Educação Física, pelo CEFA-Armada.

O novo comandante é também autor de alguns artigos e de intervenções em conferências sobre temas como o direito de reunião e manifestação, sistema de segurança interna, modelo de organização da investigação criminal, ordem pública, planeamento e segurança de grandes eventos.

A cerimónia de tomada de posse decorreu esta manhã na sede do comando metropolitano (Edifício Aljube). Foi presidida pelo diretor nacional da PSP, superintendente-chefe Luís Manuel Peça Farinha, e contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.