Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Paulo Cunha e Silva receberá a título póstumo a única medalha de honra da cidade a atribuir este ano
30-06-2016

Paulo Cunha e Silva será este ano o único medalhado com a medalha de honra da cidade do Porto, na cerimónia que vai decorrer no dia 9 de julho. O Sporting Clube da Cruz receberá a medalha de mérito desportivo. Mais 23 medalhas serão atribuídas a cidadãos e instituições da cidade.


O vereador da cultura, que morreu a 11 de novembro de 2015, tinha já sido homenageado pela Câmara do Porto através de uma exposição (P.) que decorreu na Galeria Municipal do Porto este ano, mas receberá agora, a título póstumo, a mais alta distinção da cidade.


A Medalha Municipal de Honra destina-se a galardoar quem tenha prestado à Cidade do Porto serviços ou concedido benefícios de excecional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da atividade humana. (veja em anexo em pdf a proposta com a nota curricular de Paulo Cunha e Silva).


A proposta de medalhados, grau ouro, distingue personalidades e instituições que tenham praticado atos de que advenham assinaláveis benefícios para a Cidade do Porto, melhoria das condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros atos de notável importância justificativos deste reconhecimento no campo artístico, científico, cultural ou profissional. A medalha de "bons serviços" destina-se a galardoar os funcionários municipais que, no cumprimento dos seus deveres, se tenham revelado e distinguido exemplarmente.


Proposto para receber a medalha de mérito desportivo, o Sporting Clube da Cruz foi fundado no dia 19 de Maio de 1919. Desde 1986 tem o estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Com sede em Paranhos, sempre desenvolveu a sua atividade em diversos desportos e modalidades, subsistindo, no presente, as secções de Futebol e Atletismo. No campo desportivo o clube participa nos campeonatos distritais organizados pela Associação de Futebol do Porto com sete equipas em competição nos escalões Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores.


A relevância do Sporting Clube da Cruz não se limita ao desporto, mas alarga-se ao trabalho desenvolvido com a comunidade envolvente, uma das áreas mais carenciadas da Freguesia de Paranhos na cidade do Porto. Entre os seus jovens atletas encontram-se centenas crianças e jovens residentes nos bairros sociais da cidade do Porto que, de outra forma, não teriam acesso à prática desportiva. O Sporting Clube da Cruz promove, junto dos mais novos, os valores da solidariedade e da entreajuda, da amizade e da camaradagem, preparando-os para o futuro e para uma vida em sociedade.


No campo cultural, o Grupo Cénico de Teatro amador do Clube tem levado a cena várias peças de teatro, com representações por toda a Área Metropolitana e norte do país, oferecendo os seus espetáculos gratuitamente a diversas Instituições de Solidariedade.


A proposta de medalhados irá a votação na próxima reunião de Câmara que decorrerá na próxima terça-feira.


Lista da proposta que será sujeita a votação no Executivo e Assembleia Municipal


MEDALHA DE HONRA

- Paulo Cunha e Silva (a título póstumo)


Valor Desportivo

- Sporting Club da Cruz


Mérito - grau ouro

- Agência Abreu;

- Américo Manuel Alves Aguiar;

- Ana Luísa Ribeiro Barata do Amaral;

- Angelo Arena;

- António Ricardo Oliveira Fonseca;

- Belmiro Carlos Pereira Rubim;

- Carlos Cardoso Lage;

- Coral de Letras da Universidade do Porto;

- Gastão Celestino Ferreira Teixeira;

- João Rosas Nicolau de Almeida;

- João Pedro Furtado da Cunha Semedo;

- Joaquim Manuel Veloso Poças Martins;

- Jorge Olímpio Bento;

- José António Martínez de Villarreal Baena;

- José Pedro Correia de Aguiar Branco;

- Levi Eugénio Ribeiro Guerra;

- Manuela Gouveia;

- Maria Manuela de Macedo Pinho e Melo;

- Rui Pedro de Araújo Sá.

 

Bons Serviços - grau prata

- António Abel de Oliveira Monteiro Teixeira

- José Joaquim Moreira Teles

- Maria da Luz Ferreira

- Maria Palmira Saraiva Mendes