Ambiente

Passeio guiado leva à descoberta do Parque Oriental da Cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_parque_oriental_02.jpg

Miguel Nogueira

A última visita guiada deste ano do programa municipal "Passeios no Parque" leva à descoberta do Parque Oriental da Cidade, no próximo sábado, dia 18. A participação é gratuita, mas sujeita a pré-inscrição.

Localizado na freguesia de Campanhã, o Parque Oriental desenvolve-se ao longo das margens do rio Tinto, sendo o pinheiro-bravo (pinus pinaster) e o sobreiro (quercus suber) duas das suas espécies mais comuns.

A primeira fase desta estrutura verde foi inaugurada em julho de 2010. Com as obras de construção do intercetor do rio Tinto em curso, o parque, ainda pouco conhecido dos portuenses, é amplamente privilegiado e, em 2019, passará a ter o dobro da área atual.

Com início às 14,30 horas, a visita do próximo sábado é conduzida pelo autor do projeto, o arquiteto paisagista Sidónio Pardal.

Lançado em junho, o programa "Passeios no Parque" propôs ao público a descoberta dos vários parques urbanos do Porto, suas particularidades e histórias. Cada visita contempla sempre a possibilidade de tradução para Língua Gestual.

O projeto entra neste mês em "hibernação", mas regressará para nova edição.

+info: para participar, é necessário realizar pré-inscrição através do e-mail parquesurbanos@cm-porto.pt ou do telefone 225 320 080.