Mobilidade

Passe único é posto à venda a partir do dia 21 de março

  • Notícia

    Notícia

#fib_novo_andante.jpg

O passe único, que entra em vigor no dia 1 de abril, vai poder ser adquirido nas lojas Andante da Área Metropolitana do Porto a partir de 21 de março (próxima quinta-feira). O anúncio foi feito hoje pelo presidente do Conselho Metropolitano da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues.

Na reunião deste órgão da Área Metropolitana do Porto, o também presidente da Câmara Municipal de Gaia referiu que apenas quem detém um título de transporte Z2 deverá dirigir-se às lojas Andante. Ou seja, para quem tem o título Z4 e passar a usufruir do passe único metropolitano, a mudança é automática.

A 22 de fevereiro, a Área Metropolitana aprovou a proposta do passe único metropolitano de 40 euros para viagens intermunicipais e um outro de 30 euros para viagens dentro do concelho ou até três zonas. No âmbito da implementação do PRAT - Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos foi ainda deliberada a gratuitidade em toda a rede de transportes públicos até aos 12 anos, medida que entra em vigor no dia 1 de setembro.

Cumulativamente, a Câmara do Porto anunciou que vai implementar um sistema que permitirá aos seus residentes/estudantes até aos 15 anos não pagar qualquer valor quando se deslocarem em transporte público na cidade.

A medida, tomada individualmente pelo Município do Porto, é complementar à acordada no âmbito da Área Metropolitana com o Governo, podendo atingir cerca de oito mil jovens estudantes. Estima-se que o investimento municipal ronde um milhão de euros.