Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Passe gratuito Sub13 pode ser alterado para toda a AMP a partir do dia 20
13-12-2019
O título de transporte gratuito Sub13 da Área Metropolitana do Porto (AMP) fica válido em todas as zonas do tarifário Andante em janeiro. A adaptação pode ser feita já a partir do dia 20 de dezembro.

Quem já possui o passe gratuito para menores de 13 anos (Sub13) deve dirigir-se a um posto de venda de bilhetes para deixar de estar limitado à circulação num município ou em três zonas concêntricas, a partir da sexta-feira da próxima semana, avançou à Lusa o agrupamento Transportes Intermodais do Porto (TIP), que gere o Sistema Intermodal de Bilhética Andante.

A alteração pode ser feita nas lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante, postos Andante instalados nos municípios ou máquinas de venda automática das estações de metro e da CP, acrescenta o TIP, que é constituído pela Metro do Porto, STCP e CP.

O Andante Sub13 é uma assinatura para crianças com idade entre os 4 e os 12 anos, que permite a utilização gratuita dos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante, em todos os 17 municípios que compõem a AMP (Arouca , Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia).
 
O carregamento da assinatura é anual, ou seja, é feito um carregamento único válido até ao mês de aniversário da criança, no ano seguinte ao do carregamento.

Para obter o cartão, é preciso entregar uma declaração emitida pela escola que comprove que o aluno não beneficia de transporte escolar (apenas para alunos a partir do 1.º ciclo).

Recorde-se que o Município do Porto estendeu a gratuitidade para jovens que residam no concelho e tenham idade entre os 13 e os 15 anos, através do passe exclusivo Porto.13-15.