Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Passadeiras mais seguras
22-12-2015

A Câmara do Porto vai intervir esta semana em duas passadeiras que produzem um elevado número de atropelamentos, situadas na Praça da Galiza e na Rua D. Manuel II. Neste último caso, a localização da passadeira está a ser alterada, com o objetivo de disciplinar a viragem à esquerda, estreitando o canal descendente em direção à rua Júlio Dinis, como forma de combater o estacionamento abusivo e melhorar os níveis de segurança para peões.


No caso da Praça da Galiza, a intervenção passa pela regularização do estacionamento para cargas e descargas em frente à escola Gomes Teixeira, de forma a proteger a passadeira existente no início da rua do Campo Alegre, onde se têm verificado acidentes, devido à falta de visibilidade e ao excesso de velocidade.

  

O pelouro da mobilidade da Câmara do Porto tem vindo a implementar alterações de trânsito que visam a redução significativa dos atropelamentos que ocorrem na cidade. As alterações pontuais e a instalação de passadeiras com sinalização LED já resultou numa diminuição, até novembro deste ano, de 10% de ocorrências, comparativamente ao período homólogo de 2014. Contudo, estes números não deixam a autarquia satisfeita, que continua a georreferenciar a sinistralidade e a atuar cirurgicamente nos "pontos negros".

 

Em novembro, a Câmara do Porto anunciou a implementação de mais 30 passadeiras com sinalização LED na cidade, plano que está a ser cumprido até ao final deste ano. Cristina Pimentel, responsável pelo pelouro da mobilidade da Câmara do Porto, salienta que, em dez das travessias de peões já intervencionadas, não se registaram ocorrências após estas alterações.