Sociedade

Parque Oriental recebeu a festa de milhares de jovens da Diocese do Porto

  • Notícia

    Notícia

Mais de 11 500 jovens da Diocese do Porto estiveram reunidos durante esta quarta-feira no Parque Oriental, em Campanhã, para o XVI Encontro de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

A iniciativa, organizada pelo Secretariado Diocesano do Porto do Ensino da Igreja nas Escolas, com o apoio municipal, tem carácter anual e contou com as presenças do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e da vereadora da Câmara do Porto responsável pelo pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Em declarações ao Porto. D. Manuel Linda referiu estar muito ligado aos jovens por força do trabalho que desempenhou anteriormente, pelo que encontrar-se "com este sangue novo é uma alegria". Na sua intervenção, o Bispo do Porto pediu aos jovens para serem "os grandes missionários da alegria" num "mundo que não acredita muito na alegria".

Catarina Araújo explicou que a escolha do Parque Oriental, que acolhe pela primeira vez a iniciativa, significa a aposta municipal nesta zona da cidade. " É também o Município do Porto a cumprir aquilo que sempre disse que iria fazer: contribuir para a dinamização, para a revitalização desta parte da cidade", explicou.

O encontro encerra um cariz solidário, nesta edição com o apoio à associação Porta Nova, no âmbito das suas ações solidárias em África de sensibilização e educação para a saúde. Pelo que, cada criança e jovem participante (do 5.º ao 12.º ano) foi convidada a trazer uma moeda para depositar numas simbólicas malas de viagem.

Do programa, para além de diversos divertimentos espalhados pelo recinto e atividades de desporto e lazer, destaque para as atuações musicais de Fenando Daniel, DJ Kalash e KKBB, entre outros.

Para além dos mais de 11 500 alunos, estiveram a acompanhar cerca de 1000 professores, uma comitiva que viajou em 200 autocarros, obrigando a uma grande ação de coordenação e logística entre a Câmara do Porto, através da Porto Lazer, Polícia Municipal, PSP, Cruz Vermelha e Proteção Civil.

A EMRC Porto tem por fim acompanhar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas públicas da área territorial da Diocese do Porto, a maior do país.