Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Iluminação LED no parque de estacionamento da Trindade
04-03-2015

Durante o mês de março, toda a iluminação do Parque de Estacionamento Municipal da Trindade será substituída por iluminação com tecnologia LED. Este será o primeiro edifício municipal totalmente equipado com esta tecnologia, o que vai permitir reduzir em 50% o consumo energético naquele equipamento.


Esta alteração vai permitir melhorar a eficiência energética da instalação de iluminação do parque e reduzir o valor da faturação de energia elétrica aproximadamente em 50%. As antigas luminárias estavam equipadas com balastros eletromagnéticos, têm consumos elevados e um tempo de vida útil curto, ficando muito dispendioso a sua continuidade. Assim, durante este mês, serão substituídas 363 luminárias, sendo que, na maioria dos casos a potência será reduzida de 58W para 25W.


O Município do Porto viu aprovada uma candidatura do "Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC)", promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no valor aproximado de 60 mil euros, sendo que a autarquia vai suportar 47,1% deste valor. Os restantes encargos serão suportados pela EDP Comercial, ao abrigo do contrato celebrado com a ERSE.


Para garantir uma candidatura vencedora, o Pelouro da Mobilidade concorreu com um edifício municipal que está com quase toda a sua iluminação a funcionar 24 horas por dia.