Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Parque da Cidade é um dos cinco melhores do mundo
21-10-2019
Uma votação de âmbito mundial confirmou que o Parque da Cidade do Porto é um dos cinco melhores do Planeta, o que eleva a cidade a um lugar de grande destaque quanto a espaços verdes, qualidade de vida e preocupações ambientais.

A votação foi feita online pelo público e, portanto, envolveu quem conhece e utiliza os parques e jardins. Mas tinha havido uma pré-seleção e os 2.096 espaços a concurso tinham já o selo de garantia "Green Flag Award". E a decisão é tão mais sintomática do que se passa na cidade, quanto acontece logo no ano em que Portugal se estreia nesta competição.

Aliás, o Porto, que ainda ontem inaugurou o Parque Oriental com um passeio partilhado pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, e pela campeoníssima da maratona Rosa Mota, tinha três candidatos apurados para esta competição mundial (Parque da Cidade, Jardim do Passeio Alegre e Jardim Botânico), todos eles ostentando o Green Flag Award.

Havia, por isso, garantia de que a votação não se basearia apenas em simpatias, nacionalismos ou escolhas políticas, já que a Green Flag obedece a rigorosos padrões de exigência na gestão e manutenção do parques e jardins, de acordo com o que é definido pelo Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy.

O facto de o público ter assumido a tarefa de votar no seu parque favorito é considerado pela organização do Green Flag Award como prova de que esses espaços verdes são efetivamente valorizados e positivamente reconhecidos por quem os utiliza.

A decisão do público permitiu então apurar os cinco melhores parques do mundo, sem classificação entre eles. Ao nível do Parque da Cidade do Porto estão o Abraham Ledeboer Park, em Enschede (Holanda), o Al Bahya Garden, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), o St. Anne's Park, em Dublin (República da Irlanda), e o Stadtpark - Botanischer Garten Gütersloh, em Gütersloh (Alemanha).

À semelhança da bandeira azul conferida às praias, o prémio "Green Flag" constitui um exemplo excelente de realização comum e proporciona às comunidades um sentimento de orgulho cívico, tanto pela regeneração de uma área como pela melhoria em termos de saúde e educação, da limpeza geral do espaço público e do prestígio associado.