Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Parque da Cidade debatido no Porto Innovation Hub
15-08-2015

"Parque da Cidade: desafios para o futuro!" foi o tema em destaque na Conferência Porto Innovation Hub que decorreu quinta-feire e que, durante três dias, se propôs também apresentar uma programação variada, para todos os gostos e idades, tendo sempre em conta a inovação e o desenvolvimento sustentável da cidade e da população.


A conversa com Sidónio Pardal surge da evolução que o Parque da Cidade tem registado ao longo do tempo, tendo-se tornado numa das marcas identitárias do Porto, conquistando o seu lugar integrador nas vivências dos cidadãos e da cidade. Falou-se da história da Arquitetura Paisagista, destacando-se a importância do Princípe Puckler e seus paraísos sublimes, os ambientes pastoris de Olmsted e o Central Park, o sucesso de um projeto refletido no respeito pela utilização e apropriação do espaço e a importância do espaço livre descodificado para o bem estar em meio urbano.


 

"No parque, nenhum dos espaços fica cativo de uma utilização definida, o parque não se deixa perceber, ele não tem nenhuma finalidade expressa mas revela, no conjunto e em cada sítio, a ideia de um «espaço livre», que se presta a uma utilização menos condicionada, a comportamentos espontâneos e a uma estada descontraída por parte da população utente.", afirmou Sidónio Pardal.


Olhar para o passado, refletir sobre o presente e perspetivar soluções para o futuro do Parque da Cidade foi então o fio condutor desta conversa que contou com a moderação do Vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo.