Educação

Papel dos professores das AEC é reconhecido em cerimónia de boas-vindas

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto promoveu, na tarde desta quarta-feira, uma reunião de receção aos professores das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular). A iniciativa, conduzida pelo vereador da Educação, Fernando Paulo, decorreu no Auditório da Escola Carolina Michaëlis e pretendeu salientar o relevante papel destes docentes no processo de crescimento e de aprendizagem dos alunos.

Para o ano letivo 2019/2020, a Câmara do Porto tem como objetivo a promoção de respostas diversificadas de apoio que promovam a consolidação do conceito de Escola a Tempo Inteiro.

Com essa prioridade em mente, reorganizou o modelo e a oferta das Atividades de Enriquecimento Curricular, num trabalho conjunto com os agrupamentos de escolas, considerando que as AEC constituem fator fundamental de igualdade de oportunidades e de inclusão social.

"Peças-chave" nesta engrenagem são, pois, os professores das AEC da rede pública municipal e foi com palavras de agradecimento, de reconhecimento e de alento - "Onde todos Contam" - que a eles se dirigiu o responsável pelo Pelouro da Educação, numa reunião que juntou dezenas de professores, e que contou ainda com a presença da diretora da Direção Municipal de Educação, Otília Paula, da Diretora Municipal de Recursos Humanos, Maria Salomé Ferreira e do Administrador da empresa municipal Ágora, César Navio.

O conceito de Escola a Tempo Inteiro congrega apoios aos alunos, às escolas, e às famílias, através da continuidade e da implementação de atividades pedagogicamente enriquecedoras e complementares às aprendizagens, incidindo sobretudo nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, e de ligação da escola com o meio.

No âmbito da atividade física e desportiva, desenvolvem-se ações diferenciadoras, tais como aulas de natação dirigidas aos alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo e aos alunos que frequentam os CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem).

A atividade decorre durante o ano letivo nas piscinas municipais. A autarquia disponibiliza a todos os alunos um kit de natação (composto por mochila, óculos, chinelos e toalha), assegurando também o transporte dos alunos para as piscinas.