Cultura

Palácio dos Correios recebe sessões públicas do Curso To School Out of School

  • Notícia

    Notícia

#DR_2_curso_plaka.png

O novo curso dos Colectivos Pláka, sob o título "To School Out of School", tem início nesta semana e inclui sessões públicas abertas a todos os interessados, à semelhança das edições anteriores.

As sessões públicas vão decorrer durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, sendo que a primeira é realizada já na próxima quinta-feira, dia 22, às 21,30 horas no Palácio dos Correios.

"To School Out of School" é um programa de ação e reflexão que junta artistas e pensadores nacionais e internacionais que atuam e refletem a partir da especificidade do local e da instituição onde se encontram. Esta oficina estará focada em coletivos, ações a solo, estruturas informais ou institucionais que desenvolvem os seus projetos na área da curadoria e do pensamento sobre a Cultura na atualidade, e propõe fundamentalmente a troca de ferramentas e ideias objetivas que possam de algum modo refrescar o território da cidade do Porto e a sua dimensão nacional e internacional.

Coordenado por Ana Rocha, cofundadora da estrutura de criação e programação artística Mezzanine, e André Sousa, artista e cofundador do projeto artístico "Uma Certa Falta de Coerência", o curso tem como convidados os curadores, críticos e artistas transdisciplinares Adrian Heathfield, Benjamin Seroussi, Catarina Saraiva, Fadwa Naamna, Irit Rogoff, Markus Miessen, Olivier Marboeuf, Pedro G. Romero e Stephan Dillemuth.

"To School out of School" será realizado em três momentos distintos - TSOS I decorre de 20 a 24 de novembro, TSOS II de 11 a 15 de dezembro e TSOS III de 14 a 19 de janeiro - e as sessões públicas acompanharão o mesmo calendário.

A primeira dessas sessões públicas, na próxima quinta-feira, consiste num encontro com Adrian Heathfield, Catarina Saraiva e Stephan Dillemuth, às 21,30 horas. Adrian Heathfield, curador e artista na área das artes performativas, possui um extenso currículo que inclui colaborações com inúmeros artistas e pensadores, tendo sido curador do Pavilhão de Taiwan na Bienal de Veneza em 2017; Catarina Saraiva, curadora, produtora e investigadora de artes performativas, é produtora de teatro desde 1992, foi diretora artística da equipa alkantara e do Festival Panorama (Rio de Janeiro) e assume presentemente a curadoria do festival Verão Azul; Stephan Dillemuth, artista e professor na Akademie der Bildenden Kunste (Munique), já apresentou o seu trabalho em variadas galerias, museus e bienais, estando atualmente a codirigir a GFLK Galerie für Landschaftskunst Halle Süd Tölz (Bad Tölz).

As restantes sessões públicas estão agendadas para 13 de dezembro, também às 21,30 horas, com um encontro com Benjamin Seroussi, Irit Rogoff e Olivier Marboeuf, desta vez no Palacete dos Viscondes de Balsemão; e para 14 e 19 de janeiro, com novos meet up no Palácio dos Correios com Markus Miessen (dia 14) e Fadwa Naamna e Pedro G. Romero (dia 19), às 21,30 e às 17 horas, respetivamente.

"To School Out of School" é o terceiro de um conjunto de cursos dos Colectivos Pláka 2018, um dos vários projetos da plataforma Pláka, que sistematiza a política da Câmara do Porto para apoio à prática artística contemporânea e de que pode saber todos os detalhes aqui.