Cultura

Palácio das Artes recebe exposição de Pablo Picasso

  • Notícia

    Notícia

#Tony_Vaccaro_Pablo_Picasso_01.jpg

"Pablo Picasso. Suite Vollard." é uma coleção de 100 gravuras da autoria de Pablo Picasso, que vai estar pela primeira vez em exposição em Portugal, a partir de 30 de maio, no Palácio das Artes.

A iniciativa de trazer a exposição ao Porto é da comissária de arte Charlotte Crapts e envolve a casa de Vinho do Porto Taylor's e o MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto, além da Fundação Mapfre, que é a detentora da coleção. Esta integra gravuras desenhadas pelo artista catalão entre 1930 e 1937, sendo considerada uma das mais importantes do século XX. Foi criada para o comerciante de arte Ambroise Vollard mas, devido à sua morte num acidente de carro, em julho de 1939, esperou vários anos até ser finalmente exibida ao público.

A sua vinda ao Porto constitui, por isso, uma oportunidade rara de conhecer a coleção completa de Picasso, que apenas alguns museus do mundo detêm, nomeadamente o National Gallery em Washington, o British Museum em Londres, o MOMA em Nova Iorque e o Museu Nacional de Pablo Picasso em Paris.

A entrada na exposição tem o custo de 10 euros, mas é gratuita para crianças até 12 anos. Para jovens entre os 12 e os 17 anos e para estudantes, é concedido um desconto de 50%. No final da visita, como parte integrante da experiência e incluído no bilhete, os visitantes adultos são convidados a provar um cálice de Vinho do Porto no espaço Taylor's Lounge, no Palácio das Artes.

A exposição estará patente entre 30 de maio e 11 de setembro e a compra de bilhetes pode ser feita no local ou diretamente em www.pablopicassoporto.com.