Economia

Ouvir histórias sobre Scaleup

  • Notícia

    Notícia

Alguns empreendedores partilharam ontem as suas histórias e experiências no desenvolvimento das suas empresas, numa sessão inserida na Semana Start & Scale, que decorreu no Palácio das Artes.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, Virgílio Bento, da SWORD Health, e Vitor Magalhães, CEO da Byside, foram os oradores da conversa que decorreu em tom informal, moderada por Fernando Alvim.

O presidente da Câmara do Porto sublinhou o papel importante que é desempenhado pelo tecido empresarial da cidade, bem como da malha científica no desenvolvimento urbano.

"Eu acho que já conseguimos fazer a cidade mais interessante do que era e estamos a caminho de a tornar mais confortável, mas isso não é feito com ideias do presidente da Câmara. É exatamente através das empresas, das startups, das scaleups e de toda uma envolvente", disse.

De 20 a 28 de maio, o Porto promove a Semana Start &Scale, com iniciativas dirigidas aos mais variados públicos, que prometem reforçar a cidade como centro de inovação, empreendedorismo e emprego, à escala nacional e internacional.

"Uma semana para falar da capacidade que o Porto tem para gerar empresas, que depois têm condições muito propícias para escalar e gerar emprego e este é um grande foco que temos: o desenvolvimento económico e a criação de emprego na cidade", referiu ao "Porto." Filipe Araújo, vereador da Inovação e Ambiente.

Durante a semana, destaque para a realização do "ScaleUp For Europe, Congresso Anual da Rede Europeia de Business Angels" que acontece de 25 a 27 de maio no Palácio da Bolsa, Palácio das Artes e Hard Club, e coloca o Porto na rota de mais de duas centenas de potenciais investidores internacionais.

Com o ScaleUp Porto, a cidade formaliza um compromisso para se tornar um catalisador na criação de um ecossistema sustentável de empreendedorismo e inovação, como parte de uma estratégia alargada e coordenada que se poderá refletir por toda a Europa.