Turismo

Óscares do Vinho revelados esta sexta-feira no Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_vinhos.jpeg

A vigésima edição dos "Óscares do Vinho" - como são conhecidos estes prémios - vai ter lugar esta sexta-feira, no Porto, no salão nobre do Centro de Congressos da Alfândega. A cerimónia, organizada anualmente pela Revista de Vinhos, pretende celebrar e distinguir o compromisso com a excelência do sector vitivinícola e gastronómico nacional.

A edição deste ano tem um carácter especial. A publicação celebra 20 anos de vida, motivo que levou à criação de 20 categorias para premiar a excelência no setor dos vinhos e da gastronomia.

Destaca-se o regresso da distinção para o melhor Sommelier, reconhecendo assim a relevância que estes profissionais têm na restauração e na divulgação dos vinhos nacionais.

"David Lopes Ramos" e o "Senhor do Vinho" dão nome aos "prémios carreira", que distinguem personalidades com vida e obra reconhecida nos campos da gastronomia e vinho, respetivamente. "Produtor", "Produtor Revelação", "Enólogo", "Enólogo de Vinhos Generosos", "Identidade e Carácter", "Empresa", "Empresa de Vinhos Generosos", "Adega Cooperativa", "Organização Vitivinícola", "Viticultura", "Enoturismo", "Garrafeira", "Wine Bar", "Loja Gourmet", "Restaurante", "Restaurante de Cozinha Tradicional" e ainda uma distinção para a melhor "Campanha Publicitária'"do ano completam as 20 categorias a premiar.

À semelhança de edições anteriores são distinguidos - com o "Prémio Excelência" - aqueles que, na opinião dos críticos da Revista de Vinhos, foram os 30 melhores vinhos do ano. A revista distingue ainda os melhores vinhos de cada região vitivinícola, atribuindo-lhes o título de "Melhores de Portugal".

Entre empresas, instituições e personalidades, a publicação vai distinguir os vencedores com um troféu em prata da autoria da designer de joias Maria João Bahia.